domingo, 25 de janeiro de 2009

SPFW

E o São Paulo Fashion Week terminou, com destaque (a meu ver) para os maravilhosos desfiles da Osklen, Ronaldo Fraga e Animale. E acabei de descobrir no Uol, que a opnião para o editor de moda deles também foi a mesma. Porque os três? A Osklen, é uma marca que gosto demais, pelo seu elegante despojamento e conforto, e que para este inverno trouxe roupas de moleton, aquele tecido que não se vê nas araras há muito tempo, desde a década de 80. Na verdade a marca não foi a primeiro a "redescobrir" esta matéria prima, já que tem algum tempo que a moda de rua ressucitou os casacos de capuzes, por exemplo. Mas a Osklen, fez mais, trouxe cortes novos e tratamentos diferenciados para os moletons e tricôs em uma coleção belissímamente apresentada por modelos de rostos quase lavados e dreads nos cabelos que se harmonizavam perfeitamente com a roupa. 


O segundo desfile, o de Ronaldo Fraga (do qual já falei aqui), foi inesquecível, o que é um feito quase hercúleo nesse meio de efemeridades. Ronaldo emocionou e saiu do lugar comum com sua moda autoral e lúdica. O encontro de gerações desenhado com giz, não se apagará tão fácil da nossa memória.


O terceiro, o da Animale, foi um dos que mais surpreendeu. A marca, que tem um perfil, digamos assim, mas "fatal", que costuma fazer coleções mais comerciais, com uma abordagem sexy sofisticada, para um público já fiel a esse filão, trouxe uma coleção, mais "cabeça". Com pesquisa de tecidos, tramas e materiais, a Animale refrescou a sua proposta. Não deixou de ser sexy, mas mostrou um sexy moderno, longe do convencional. Para quem como eu gosta de ver o que a roupa ainda pode mostrar de novo, esse desfile foi um prato cheio. Tricôs com fios metalizados, moldagem à vácuo, desenhos inspirados nos volumes dos músculos, formas arredondadas, maxi-zíperes, recortes e drapeados incríveis e estampas instigantes de tramas musculares e uma coisa que mais pareciam um conjunto de células, animaram a passarela. Sem contar nos corpetes, ícones de sensualidade, que foram reinventados e utilizados de forma menos óbvia sob os tricôs e apenas sugeridos.

Queria muito um daqueles casacos de lã moldada, de preferência o cinza escuro, quem se habilita? 

Nenhum comentário: