segunda-feira, 25 de maio de 2009

Evolução plástica



Na sua retomada de mercado, depois do sucesso nos anos 80 e sumiço na década seguinte, a Melissa apostou no design como seu diferencial.

Apesar da pouca atratividade do plástico como matéria-prima por ser pouco confortável por causa do atrito e a temperatura, a empresa conseguiu recriar a imagem do material como um dos suportes de maiores possibilidades para a exploração da forma.

Para a Melissa o investimento no design do produto, foi sem dúvida a grande estratégia de crescimento e consolidação no mercado, e para isso criou um espaço-loja-galeria-de-arte para ajudar nessa empreitada, associando seu produto diretamente ao cenário das artes plásticas principalmente.

Nesse caminho, a empresa já convidou nomes da arquitetura, das artes gráficas e da moda nacional e internacional para assinarem linhas de produtos. Os irmãos Campana, Alexandre Herchcovitch, Vivienne Westwood e Karim Hashid foram alguns dos nomes que ajudaram a agregar valor à marca. Uma das últimas investidas foi em Zaha Hadid. Mesmo que muita gente não tenha ouvido falar neste nome, essa arquiteta tem uma história sólida dentro de sua profissão, tendo sido inclusive a primeira mulher a ganhar o prêmio Pritzker de arquitetura pelo conjunto de sua obra.

A sandália desenvolvida por ela tem por característica principal a assimetria. Os dois pés são diferentes e dão a idéia de continuidade formando um desenho único. Para o seu lançamento, a Melissa contratou a Casa Darwin que ficou responsável em desenvolver sua estratégia de lançamento. O resultado foi a confecção de um par de sandálias em grandes dimensões pela Coala Filmes para expor na entrada da Galeria Melissa, e depois seguir viagem pelo mundo com a exposição Plastic Dream . O vídeo com do making of você confere abaixo. Algumas obras de Zaha Hadid também estão aí para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a arquiteta.



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