sexta-feira, 10 de abril de 2009

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom


Ontem fui ao cinema assistir ao novo “filme fashion” que está em cartaz. Despretenciosamente fui ver uma comédia romântica sobre um assunto que me interessa. O filme é legal, um bom passa-tempo pra assistir comendo pipoca. Mas quando eu saí da sala, fiquei pensando, não no filme, mas num assunto que ainda não havia sido abordado pela indústria cinematográfica americana (pelo menos não que eu me lembre). Os delírios (vou resumir, ta) é um filme que trata com humor a corrida desenfreada sobre o consumo, e principalmente o consumo de marcas de moda - um dos segmentos de mercado mais ricos e também os maiores anunciantes publicitários. Ou seja, é dinheiro, e muito. Isso é no mínimo sintomático. Sintoma de uma sociedade talvez já saturada de seu modelo de produção e consumo. Hollywood não faz filme sem que seu público seja certo e sabido, claro que há os azarões, mas não é esse o caso. Os delírios é um filme sobre uma doença, uma compulsão causada não só por problemas psicológicos, mas também por todo esse bombardeio publicitário. Nos filmes pipoca americanos, é comum que as meninas ou rapazes feinhos e sem graça, sejam transformados pela moda e o consumo mudando suas imagens, é aí então que sua confiança e seu talento reprimido acabam vindo à tona. Neste filme, ocorre mais ou menos o contrario, Becky precisa deixar de “ter” para poder conseguir “ser” alguém.
Não deixem de ver o filme, Nao é um filmão, mas vale a reflexão sobre os nossos tempos e os possíveis caminhos da moda de agora em diante.

Um comentário:

Kira Aderne disse...

Assisti ao filme e gostei muito...é é verdade, essa coisa de comprar muito se torna uma obsessão e tem que ser combatida...

Sobre os figurinos, amei! Mesmo, que, como a própria Patricia Field disse, em making off, o figurino da Becky fosse um pouco exagerado...

No entanto, as sais com cinto estavam o máximo!

Beijos e abraços,
passa no meu blog tbm quando der :)

Até logo,
Kira